Insights

Ideias, experiências e pontos de vista sobre a gestão de riscos em um ambiente empresarial cada vez mais complexo e desafiador.

Os recentes roubos ocorridos em aeroportos brasileiros demonstram a ousadia das quadrilhas envolvidas e a fragilidade dos procedimentos de segurança e da gestão de riscos. 

Eventos dessa natureza são precedidos de um planejamento cuidadoso por parte das quadrilhas envolvidas que invariavelmente se aproveitam de informações que possam favorecer e facilitar sua ações.

A concentração de valores ou de produtos de alto valor agregado, o fluxo de pessoas e etc. são entre outros os fatores que favorecem a ocorrência de eventos dessa natureza.

A recorrência destes eventos em intervalo de tempo tão reduzido sugere a necessidade de atenção redobrada, por parte de todos, na gestão dos Centros de Distribuição e Terminais de carga em geral.

A estrutura de gestão de riscos é o conjunto de componentes utilizados na concepção, implementação, monitoramento, análise crítica e melhoria contínua da gestão de riscos no sistema de transportes e logística. Nós ajudamos as organizações a estruturar seus processos de gestão de riscos.

A essência de uma boa gestão de riscos é o pleno conhecimento dos riscos presentes em cada operação e a racionalidade de interpretação do custo do risco.  Isso inclui o custo do seguro, as franquias do seguro, as perdas suportadas pela empresa, além dos custos das medidas de prevenção, proteção e manutenção que influem na redução da ocorrência de perdas.